Tanque de revelação manual: Usado principalmente quando não há a processadora automática, porém todos os técnicos devem saber como utiliza-lo. Suas etapas são: revelação, enxague (para retirar o excesso), fixação e o banho final, seguido da secagem, pendurando-o em um "varal".
Chassi Radiográfico: É um estojo normalmente metálico cuja função é armazenar o filme quando necessária sua utilização. É utilizado quando a espessura possui menos de 10cm, e sua estrutura não permite que a luz entre em contato com o filme.
Passador de chassi: Fica entre a sala de exame e sala escura, se divide em filmes já expostos (batido) e virgem. Quando o técnico abre a porta do passador, automaticamente é impossível o auxiliar abrir do outro lado, a mesma trava para que não tenha penetração de luz, comprometendo o filme.
Espessômetro: Usado para medir a espessura da estrutura a ser exposta. Dificilmente se encontra em hospitais, pelo que me foi informado.
Régua Escanométrica: Acessório para exames de escanometria (exame feito para saber a diferença dos membros inferiores).
Colgadura: Usado para armazenar/segurar o filmes durante a revelação manual no tanque, deve ser lavador e bem secado após seu uso, para vestígios de água ou químicos não comprometerem o filme seguinte.
Termômetro: Usado para medir a temperatura da sala escura, que precisa de uma baixa temperatura para proteção dos filmes.
Higrômetro: Usado para medir a umidade do ar da sala escura, para que os filmes não grudem por conta da umidade e estraguem.
Negatoscópio: Caixa de metal que permite visualizar as imagens e avalia-las. Muito usado por técnicos e médicos.
Identificador ou numerador: Usado para distinguir o exame de cada paciente. è de uso pessoal e possui regras, que são:
*Estar a direita do paciente.
*Estar a esquerda do observador.
* Nas incidências de perfil: quando for o direito, o identificador ficará na face posterior do paciente. Quando o perfil for o esquerdo, o identificador ficará na face anterior do paciente.
* Toda vez que o identificador ficar no lado direito do observador, ele foge a regra, tendo que deixa-lo de costas no chassi.
Avental de chumbo: É um acessório de radioproteção, usado pelo paciente, acompanhante e até mesmo o técnico (quando solicitado seu serviço fora do seu setor).
Protetor de tireóide: Usado pelo paciente, acompanhante ou técnico fora de seu setor. Protege a região do pescoço.
Protetor de gônadas: Usado pelo paciente, acompanhante ou técnico fora do seu setor. Protege as partes íntimas masculinas e femininas.
Dosímetro: Usado para medir o quanto de radiação o técnico ficou exposto no período de um mês. Não é um acessório de radioproteção, pois não protege, apenas informa quanta radiação o profissional ficou exposto, deve ser colocado na gola do jaleco ou no bolso, sempre para fora, inclusive quando usar avental de chumbo.
0 comentários:
Postar um comentário